terça-feira, 2 de junho de 2020

O Clube dos Poetas Mortos



O filme “Clube dos Poetas Mortos” relata a vivência de um professor de literatura com os seus alunos, num colégio interno onde as relações pessoais e sociais são muito pouco valorizadas, dando uma primazia ao elitismo e a uma disciplina demasiado rígida.
As aulas de Literatura são ministradas de forma considerada pouco ortodoxa pelo Colégio, pois o professor Keating apela para valores como a liberdade de pensamento e de expressão que colidem frontalmente com os que são defendidos no colégio.
Os seus alunos aproveitam o lema “Carpe diem” (aproveita o dia), proclamado pelo professor, para ganharem a coragem e experimentar desafios e experiências que nunca antes ousariam enfrentar.
Assim, tal como o professor fizera na sua juventude, sete dos seus alunos criam o “Clube dos Poetas Mortos”. Este clube reúne furtivamente à noite, numa gruta, nas imediações do colégio, abordando temas como a poesia.
O suicídio de um jovem, que é reprimido constantemente pelo pai na sua vocação, vai desencadear uma situação de confronto entre a Direção do colégio e o professor Keating, que é acusado de fomentar nos seus alunos sentimentos como a desobediência, levando à expulsão do professor pela Direção do colégio.

Clica no Link para visionar: https://www.youtube.com/watch?v=rYmvXdnSI1k 

Este filme aborda conteúdos relacionados com o livre arbítrio e a liberdade de escolha pessoal da cada jovem, e sobretudo os conflitos intergeracionais.
Retém os conteúdos abordados no filme para que possas interagir na sessão com a Psicóloga Escolar na Plataforma Teams, numa próxima aula a agendar.



Sem comentários:

Enviar um comentário